1. Whatasapp

Últimas notícias

Voltar

Uberlândia vai sediar o próximo simpósio sobre eucalipto - 30/03/2015

A cidade de Uberlândia, no Estado de Minas Gerais, será sede do Eucalipto 2015 - Simpósio sobre Tecnologias de Produção Florestal. O evento será promovido pela Sociedade de Investigações Florestais (SIF), nos dias 20, 21 e 22 deste ano.

O objetivo do simpósio é estimular o desenvolvimento e gestão da cadeia produtiva de florestas plantadas, incentivando a busca por novos conceitos e tecnologias. O simpósio terá como tema central a política, a gestão e as tecnologias.

Além disso, por representar a principal fonte de suprimento de madeira das cadeias produtivas de importantes segmentos industriais como os de celulose e papel, painéis reconstituídos, móveis, siderurgia a carvão vegetal, energia e produtos sólidos de madeira, o simpósio visa também ser um fórum de discussão entre os elementos da cadeia produtiva de florestas plantadas.

O Brasil conta com mais de sete milhões de hectares de florestas plantadas, principalmente de eucalipto e pinus, sendo a sexta maior área reflorestada do mundo. A indústria de celulose e papel consome 70% da produção de eucalipto e 76% da de pinus. A siderurgia consome 21% e 9% da madeira de eucalipto e pinus, respectivamente.

O ponto de equilíbrio entre o econômico e o ambiental no setor florestal ocorrerá como caminho seguro para enfrentar os desafios econômicos atuais. Isso ocorrerá através do uso das melhores tecnologias e de processos de gestão que tornem o setor mais competitivo e contribuam para a manutenção dos ecossistemas.

São parceiros na promoção do evento a Associação Mineira de Silvicultura, Painel Florestal, Revista Campo & Negócios Florestas e Revista da Madeira.

Fonte: Painel Florestal